sexta-feira, 31 de maio de 2013

COMO MONTAR SEU PLANO DE NEGÓCIOS



De acordo com o artigo postado anteriormente, frisamos que o primeiro passo para você se tornar um empreendedor DE SUCESSO é elaborar um plano de negócios. Nele deverão ser reunidas as informações essenciais para a gestão da empresa, como marketing e finanças, e pode ajudar  muito na hora de tomar decisões importantes sobre o futuro do negócio.

Colocamos aqui um roteiro inicial que irá ajudar na elaboração de seu plano de negócios.

Começar a escrever tudo que considera importante sobre a empresa, o ramo e os produtos é o primeiro passo para o plano de negócios. Mesmo antes de iniciar a elaboração do documento, reúna ideias que podem ser uteis no dia a dia. Isso ajuda a conhecer melhor sua atuação no mercado até mesmo na hora de vender projetos aos clientes. Concorrentes e requisitos para entrar em operação fazem parte deste exercício, que já dá um sinal da viabilidade da empresa.

Negócios muito inovadores podem não esperar o plano de negócios. Se você está em um mercado extremamente competitivo ou não pode perder TEMPO para colocar a ideia em prática, conheça bem o seu modelo de negócio para que nada dê errado. Ele pode fazer com que a empresa sobreviva e amadureça para a hora certa de começar a fazer o business plan.

A participação do dono é essencial para que o documento seja mais próximo da realidade. Na hora de uma mudança de rumo, por exemplo, o proprietário que conhece bem seu plano sabe por qual caminho seguir.

Não adianta ter o plano de negócios como um engessamento da empresa. Tudo que está lá pode e até deve mudar com o tempo. Mas, para não se perder, é bom criar na equipe uma cultura de planejamento. Para isso, dê um passo de cada vez, defina prazos e acompanhe de perto todos os planos feitos para o seu negócio.

O plano de negócios pode ser útil não apenas para definir a empresa e suas estratégias. Na hora de buscar crédito, por exemplo, muitos bancos exigem ver também o seu planejamento. Por isso, mantenha-o bem atualizado. Assim, você estará pronto inclusive para atrair investidores.

quarta-feira, 29 de maio de 2013

COMO DEIXAR DE SER EMPREGADO E TORNAR-SE UM EMPREENDEDOR?



Quem é que nunca sonhou em ter seu próprio negócio? Ser o patrão? Atire a primeira pedra... Está cada vez mais fácil de realizar este sonho, basta você ter uma ideia, ter força de vontade, um plano de negócios e dispor de um capital inicial, esta foi a maneira mais simplificada de expressar aqui os primeiros passos que você precisa dar para começar seu negócio. 

Não basta ter uma excelente ideia, é preciso fazer estudos e pesquisas de mercado para conhecer a viabilidade, saber quem serão os concorrentes, fornecedores, as ameaças e oportunidades e ainda mapear quem será o seu público alvo. Todo produto ou serviço precisa saber quem é o seu “target” para investir com objetivo. Por este motivo todos os empreendedores precisam ter o seu plano de negócios. O plano de negócios é uma ferramenta excelente para o planejamento do seu negócio, abrange uma série de situações para evitar surpresas desnecessárias no começo. 

É aconselhável sempre, procurar profissionais especializados formados em administração de empresas e contabilidade que irá auxiliar passo a passo na elaboração deste plano que irá acompanhar sua empresa. Em breve postarei mais artigos relacionados ao assunto e também sobre outros assuntos como por exemplo a abertura de uma empresa. 

Para mais informações acesse:sites.google.com/site/dgsassessoria/ 

-->

terça-feira, 28 de maio de 2013

SAINDO DA INFORMALIDADE – MICROEMPREENDEDOR INDIVIDUAL


A criação da Lei complementar 123/2006 abriu as portas para a formalização de pequenos empreendedores que,  diga-se de passagem,  na sua maioria eram trabalhadores que saíram do mercado de trabalho formal (CLT) para investirem no seu próprio empreendimento.
Apesar de todas as medidas implementadas pelo governo, a realidade é que ainda é muito burocrático para que uma pessoa,  sem os conhecimentos adequados,  consiga sozinha formalizar 100% seu negócio.
Por isso é sempre aconselhável procurar um profissional do ramo contábil para auxiliar o microempresário e orientá-lo em diversas questões durante e após a sua formalização.

Por @Danielle Gonçalves
Administradora e Contabilista
28/05/2013